Cadeirante ‘digital’ protege vagas especiais e dá bronca em motoristas

http://planetasustentavel.abril.com.br/ – Vanessa Daraya – 01/06/2015

Respeitar o próximo é nosso dever mais básico. Mesmo assim, tem muita gente por aí com a cara de pau de estacionar em vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais. A falta de cidadania tira do sério qualquer um com bom senso – e a vaga de quem precisa, claro – em qualquer canto do mundo.

Na Rússia, por exemplo, 30% dos motoristas param seus carros irregularmente em vagas exclusivas. A ONG Dislife Russia* e a agência Y&R Moscow decidiram por fim ao desrespeito e organizaram a campanha More than a sign (Mais do que uma sinalização, em tradução livre).

Por lá, um holograma protege as vagas reservadas dos motoristas malandros. Câmeras e sensores avaliam se há nos vidros do carro um adesivo feito para pessoas com deficiência. Se não houver, a tecnologia aciona uma mensagem holográfica. Um cadeirante aparece na frente do carro e diz:

“Pare! O que você está fazendo? Não sou apenas um sinal no chão. Não finja que não existo. Por que você está surpreso? Esta vaga é para pessoas com deficiência. Sim, eu sou real! Por favor, procure outro lugar para estacionar. Eu enfrento muitos desafios todos os dias. O seu único desafio é respeitar os meus direitos”.

O sistema foi criado a partir de um projetor e dispersores de água que formam uma tela bem fina de gotículas de água, visíveis aos olhos humanos apenas em conjunto, como forma de holograma. Câmeras escondidas captaram a reação dos motoristas “espertinhos” em centros comerciais e shoppings de Moscou. A campanha é uma ótima lição de responsabilidade social. Veja, abaixo, o resultado da ação:

A campanha da Dislife surpreende pelo uso da tecnologia. Mas existem outras ações maravilhosas que buscam conscientizar a população sobre o uso de vagas reservadas para pessoas com deficiência.

No Peru, a produtora Cine70 fez a campanha Pedimos respeto, no milagros. Assim que o motorista descia do carro, um grupo aparecia e dizia que havia acontecido um milagre, já que era visível que a pessoa não tinha nenhuma necessidade especial. Assista ao vídeo:

Já aqui no Brasil, foi em Curitiba (Paraná) onde nasceu a campanha que bombou nas redes sociais, ganhou adeptos e defensores em todo país. O movimento Esta vaga não é sua nem por um minuto*, da agência TheGetz* em parceria com a cadeirante e empresária Mirella Prosdócimo, colocou cadeiras de rodas em vagas normais e registrou a reação dos motoristas que se deparavam com essa surpresa quando queriam estacionar. Afinal, é ruim ver a sua vaga ocupada por quem não deveria, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.