MESA DESIGN – Economia da Cultura x Economia Criativa – Novembro/17

Sempre no segundo sábado do mês a REC-Brasil organiza o encontro Mesa Design com parceria de UNIBES Cultural e apoio IED-SP

No evento de novembro – Dia 11, às 14h – o tema a ser debatido será Fomento e financiamento cultural: Economia da Cultura e Economia Criativa

Rose Meusburger recebe  BINHO PERINOTTO e juntos vão compartilhar conhecimento sobre as diferenças entre Economia da Cultura e Economia Criativa. Tendo em vista as solicitações que recebemos nos últimos encontros e que as confusões com os termos tem acontecido a Rede de Economia Criativa Brasil decidiu pelo tema de novembro para fortalecer cada vez mais o conceito e os segmentos  da economia criativa. Além disso vamos abordar de forma mais efetiva as várias formas de fomento e financiamento à cultura.
Ainda no espaço destinado à REC-Brasil no Pátio Design nossos artistas apresentam e comercializam seus produtos.

CONVIDADO

BINHO PERINOTTO – POETA e Articulador Cultural

Consultoria e Assessoria em Projetos e Políticas Socioculturais
É Consultor e Assessor em Projetos e Políticas Culturais – foco em trabalhos de Cultura Comunitária, Cidadania Cultural / Direitos Humanos, Economia da Cultura (Fomento e Financiamento).
Pedagogo – Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNESP (Campus Rio Claro / SP)

 

Atualmente está trabalhando como Gerente de Fomento e Formação Cultural na Fundação Cultural de Jacarehy, em Jacareí-SP. Foi consultor e assessor na Incubadora Pública de Projetos Sociais de São Paulo atualmente chamada de “Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária”, realizou tais atividades a partir da função de Coordenador Pedagógico no projeto “CECAPDH – Central de Capacitação Popular – Direitos Humanos”. A CECAPDH foi projeto fruto de convênios entre Rede Cidadã Multicultural e Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Ministrou aulas de Elaboração de Projetos Sociais, tendo atendido mais de 500 grupos, coletivos, instituições e organizações da sociedade civil desde Janeiro de 2015 a Novembro de 2016.

2016 – Coordenação do Curso ‘Elaboração de Projetos SócioCulturais’ para o “Programa Jovem Monitor Cultural” da Secretaria Municipal de Cultura junto as instituições ‘Ação Educativa’ e ‘Instituto Pólis’.

– Atuou nas seguintes funções quanto a trabalhos junto a Gestões Públicas voltadas a Políticas Culturais:
Coordenação da I Conferência Municipal de Política Cultural – Construindo o nosso Sistema Municipal de Cultura: Rio Claro/SP (2011). Assessorou na formulação da Lei do Conselho Municipal de Política Cultural. Coordenação da II Conferência Municipal de Política Cultural: Rio Claro/SP (2013). Assessorou na formulação das frentes de metas para elaboração do futuro Plano Municipal de Cultura. Técnico de Economia da Cultura no Programa Municipal de Economia Solidária – Rio Claro/SP (2013/2014). Assessorou na formulação e diretrizes para a criação do Fundo Municipal de Cultura.
Assessorou a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura: Indaiatuba/SP (2013). Assessorou a estruturação de uma proposta de Sistema Municipal de Cultura criando-se, em Lei, o Fundo Municipal de Cultura de Indaiatuba/SP (2014), priorizando metas e ações junto a população para embasar um futuro Plano Municipal de Cultura, e criando-se, em Lei, o Conselho Municipal de Política Cultural de Indaiatuba/SP (2015). Assessorou a realização da 3ª Conferência Municipal de Cultura: Indaiatuba/SP (2016) – com a eleição dos membros do Conselho Municipal.
Assessorou na formulação da Lei do Conselho Municipal de Política Cultural: Araras/SP (2013). Assessorou na eleição do Conselho Municipal de Política Cultural: Araras/SP (2013). Assessorou a realização da Conferência Municipal de Cultura: Araras/SP (2013). Consultoria e Capacitação na Implementação da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Araras/SP (2014).
Assessorou a realização da Conferência Municipal de Cultura: Santa Gertrudes / SP (2013).
Foi Secretário Executivo Estadual de Cultura do Programa de Governo Participativo para a Campanha Eleitoral no Estado de São Paulo da chapa “Para Mudar de Verdade” (2014).
Integrou o Núcleo Executivo de Redação e Sistematização do Plano Decenal Municipal da cidade de São Paulo (2015/2016), em convênio entre Fundação São Paulo / PUC-SP e Sec.Mun.de Cultura.
2016: Iniciou assessoria e consultoria junto a Prefeitura de Jacareí-SP auxiliando na implementação da Incubadora Pública de Projetos Culturais da cidade e ministrou palestras e cursos sobre Economia da Cultura e Elaboração de Projetos Culturais.

 

ROSE MEUSBURGER – Empreendedora Social, palestrante, consultora e mentora para empreendimentos criativos.

Habilitada pelo MinC-Senac (2013/2015) e pela Universidade Nacional de Córdoba (2014/2015 – Argentina) em Gestão de Empreendimentos Criativos. Responsável por capacitação de agentes culturais, sociais, artesãos e gestores públicos. Diretora-executiva da Gaia Brasil Gestão Cultural e Economia Criativa desde 2003 (www.gaiabrasil.com.br). Membro da Comissão Gestora da Rede de Agentes Culturais de São Paulo (2000 a 2006). Gestora (2010 a 2014) e Presidente da Rede de Economia Criativa – Brasil (gestão 2016/2019), Diretoria Financeira (gestão 2014/2016) e Membro do Conselho Consultivo (gestão 2016/2019) da ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê. Membro da Comissão Gestora da Câmara Temática Alto Tietê Criativo – REC-BRASIL (desde 2012).

PRÊMIOS: Mulher de Expressão 2011 – Produção Cultural concedido pelo Grupo Mogi News (Alto Tietê – SP), PROMOTORES DE DESENVOLVIMENTO 2011/2012 na categoria Liderança Comunitária e 2014/2015 categoria Instituição de Serviços e Manoel Maria Souza Neto – Netinho 2011 – na categoria Formação e Prêmio Jornalista Julio Correa Francfort – 2012/2013 na categoria Liderança Comunitária e Prêmio Promotores de Desenvolvimento – categoria Instituição de serviços 2014/2015.

Realiza:

  • Elaboração, acompanhamento e prestação de contas para projetos sociais / culturais / educacionais e ambientais;
  • Implantação e gestão de Organizações Não Governamentais;
  • Assessoria para Projetos com foco na Responsabilidade Social Corporativa;
  • Asssessoria para Editais e leis de incentivo;
  • Fórum Gaia Brasil – Social, Cultural e Ambiental (durante 2011);
  • Participação nas Conferências de Cultura (2005, 2009 e 2013);
  • Capacitação para Conselheiros de Cultura;
  • Membro das Comissões de Avaliação do Prêmio Cultura Viva, do Prêmio Professor Cidadão e do Prêmio Responsabilidade Social Alto Tietê Mogi News (várias edições de 2007 a 2012)
  • Mentoria para Empreendimentos Criativos na Aliança Empreendedora (2017)

INSCRIÇÕES EVENTBRITE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.