Bailarinos potiguares se preparam para intercâmbio no México

Bailarinos potiguares se preparam para intercâmbio no México

Publicado por https://novonoticias.com/ Redação em Cotidiano 

Foto: Brunno Martins

Através do convite do produtor cultural Marcelo Zamora, membro da Rede de Produtores Culturais da América Latina e Caribe, os bailarinos potiguares Mattheus Zo e Renata Soraya (do Grupo Diocecena, de Mossoró) e João Alexandre Lima (do Grupo Entre Nós Coletivo de Criação, de Natal) se preparam para uma temporada de intercâmbio no México a partir do mês de setembro.

A ação integra o programa Conecta México, uma iniciativa que tem como foco conectar artistas, dinamizar propostas e agilizar a gestão cultural entre México e o resto do mundo. No Rio Grande do Norte, é uma ação do Encontro de Dança Contemporânea.

O Conecta México prevê aulas e ensaios na Cia. Lux Boreal, importante companhia de Tijuana/Baja Califórnia, além de aulas de dança contemporânea, clássica, história da dança e gestão cultural no Centro de Danza y Producción Escénica.

O programa também prevê a montagem de um trabalho solo que irá circular por cidades mexicanas e terá sua estreia oficial no dia 28 de outubro no
Festival de Solos, Cuerpo al Descubierto na Cidade do México.

Para a diretora cênica, Diana Fontes,responsável pela parceria, é muito gratificante ver a dança potiguar se destacando e chegando a novos territórios. “O Conecta México é um desdobramento do Encontro de Dança Contemporânea realizado em Mossoró este ano, que contou com a participação de Marcelo Zamora. Após este evento iniciamos as articulações para o desenvolvimento deste intercâmbio e ficamos muito felizes em ver a expansão desse segmento, chegando a outros países, em um dialogar construtivista e de suma importância na visibilidade que proporciona ao Rio Grande do Norte. Seremos muito bem representados por bailarinos tão talentosos como Mattheus, Renata e João Alexandre. Com certeza será uma experiência transformadora e que trará bons resultados para eles e para a nosso estado”, declara Diana Fontes.

O bailarino João Alexandre Lima do grupo Entre Nós Coletivo de Criação fala sobre a felicidade em participar deste intercâmbio. “Eu não poderia estar mais feliz. Me dedico ao ofício da dança há mais de 15 anos, essa oportunidade chegou com o tempo e a maturidade necessários para que eu pudesse aproveitar ao máximo. Poder conviver na rotina de outro grupo, em outro país, com outra possibilidade de enxergar a dança me motiva muito. Estou ansioso também para poder mostrar meu trabalho como coreógrafo, fora do meu país. Espero me contaminar com a dança que se faz no México e poder plantar sementes do meu trabalho por lá”, declara João Alexandre.

Nesse intercâmbio entre Brasil e México, o artista Angel Arâmbula, membro fundador e co-diretor da Lux Boreal Dance Company, virá ao Rio Grande do Norte para realizar oficinas em Mossoró e Natal no período de 13 a 17 e 27 a 31 de agosto,

respectivamente. As Oficinas são gratuitas e abertas para os praticantes da dança.

Em Natal, as oficinas serão realizadas no Departamento de Artes da UFRN das 19 às 21hs,e em Mossoró, as atividades serão realizadas na sala de dança da Academia Shekiná das 20h às 22h As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico: goo.gl/W4VNsL .

O projeto é realizado com o apoio do Programa Conecta México Encontro de Dança – DANZA Mundo edição 2018, Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo (FIDESP), CIA LUX BOREAL e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal via Programa Djalma Maranhão, Pontalmar Praia Hotel e B’Beach Resort. Apoio cultural: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.