DMCITAQUA – Criatividade, Tecnologia, Inovação a serviço de comunidades

CRIATIVIDADE, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO A SERVIÇO DE COMUNIDADES .

Objetivos

– Compartilhar conhecimento dos experts/convidados com a plateia sobre a importância da criatividade, da tecnologia e da inovação no dia a dia das pessoas.

– Apresentar soluções tecnológicas que tem facilitado a vida de pessoas e/ou comunidades.

– Apresentar ao público inovações recentes que facilitam a vida e/ou promovem qualidade de vida para pessoas e comunidades.

 

Mediador – José Roberto Caetano, 62, é redator-chefe da revista Exame. É também coordenador editorial do anuário Melhores e Maiores. Formado em jornalismo pela USP e com MBA pela FIA em informações econômico-financeiras, exerce a profissão há 40 anos, basicamente atuando na cobertura das áreas de economia e negócios. Começou em revistas técnicas e setoriais, passou pelo jornal Folha de S. Paulo e pela revista Veja. Trabalhou ainda como assessor de imprensa e como gerente de agências de comunicação corporativa. Está há 22 anos na revista Exame, veículo em que já foi editor executivo responsável pela editoria de Brasil (a cobertura de assuntos macroeconômicos e grandes questões nacionais), editor de Empresas, de Gestão e da seção Primeiro Lugar. Exame, do Grupo Abril, é uma plataforma jornalística dirigida principalmente ao público de investidores, empresários, executivos e gestores públicos. Seu conteúdo nas áreas de economia, política, negócios, finanças, gestão e carreira é desenvolvido e distribuído por meio da revista quinzenal (em versões impressa e digital), do site exame.com (com média de mais de 20 milhões de visitantes por mês), do aplicativo Exame Hoje e de uma amplo portfólio de eventos.

Inspiradores

Raphael Evangelista – músico, produtor e empreendedor.

Violoncelista profissional desde 2004, fechou turnês em mais de 15 paises com a banda Duo Finlandia.
Desde 2011, ministra oficinas sobre auto-gestão de carreira artística no Brasil inteiro.

Em 2013, co-fundou a 2DL, agência cultural de conexão do mercado e de booking de shows. É o pensador e criador da 2DLink Digital, a primeira plataforma online de construção de turnês musicais, no ar desde fevereiro de 2019.

 

 

Victor Megido – Executivo, consultor, articulista, conferencista e autor, há 20 anos atua na área de transformação pessoal e empresarial com o objetivo de fomentar as inteligências criativas nas organizações.   Executive Master em Marketing & Sales pela SDA Bocconi, de Milão, e pela Esade Business School, de Barcelona, é graduado em Comunicação pela Università La Sapienza, de Roma, e especialista em design management.     É associado à empresa TCAI – Tejon Megido internacional onde atua com projetos de consultoria em design management.  Foi diretor geral da Faculdade italiana Istituto Europeo di Design – IED Brasil, e Managing Director da agencia de marketing e comunicação Armosia Brasil. Atuou como executivo na área de marketing e comunicação da TIM Itália e TIM Brasil, assim como colaborou em Roma com o sociólogo italiano Domenico De Masi, um dos maiores especialistas mundiais na área de estudos da sociologia do trabalho e grupos criativos na era pós-industrial, com quem se especializou. É conselheiro fiscal do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, apoia o projeto REC e Cidad3, e escreve para a revista Decorar.   Autor dos livros “A revolução do Design” e “Luxo for ALL”, publicados ambos no Brasil pela editora gente, Brand Imagination (Isedi) e Le nuove terre della pubblicità (Meltemi) publicados na Itália.  Lecionou em Universidades Italianas como La Sapienza, Lumsa, Accademia del Lusso, IED, Università Gregoriana, e palestrou recentemente em eventos nacionais e internacionais como a Design Week de New York e um ciclo de conferencias em Bogotá, Medellín e Cartagena.

O que é?  

No domingo, dia 21 de abril, 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade). O evento que está em sua 4ª edição ganha neste ano uma edição também em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Entroncamento. A data que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017 tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes, pelas mãos do paulistano, Lucas Foster. Em 2014, Lucas que é fundador da ProjectHub e  idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. “Nossa intenção desde que idealizamos o evento é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, afirma Lucas.

Com a resolução aprovada pela ONU estabelecendo uma data global para o World Creativity Day, a data que antes era celebrada no Brasil em novembro passou a ser em abril. E, o evento que nasceu em uma escola em São Paulo foi ganhando a cada edição mais adeptos. Neste ano serão 17 estados participantes, além de Portugal, e o objetivo é expandir já no próximo ano para outros países do mundo.

No Alto Tietê, a Faculdade de Itaquaquecetuba é a organização anfitriã para a realização do evento, a Rede de Economia Criativa Brasil (REC Brasil) é a liderança local e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat), o apoio institucional.

Informações:

Quando – 21 de abril – 9h30 – Dia Mundial da Criatividade
Onde – Faculdade Itaquaquecetuba – Avenida Italo Adami, 1386 – Vila Zeferina, Itaquaquecetuba – SP

Contato: Liderança regional: Rose Meusburger – Rede de Economia Criativa Brasil

Contatos: rose@gaiabrasil.com.brcontato@recbrasil.org.br

  Apoio Institucional 

 

Organização Anfitriã   

Liderança Local

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.