DMCITAQUA – Criatividade e Empreendedorismo como Oportunidades geradoras de ocupação e renda

CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO COMO OPORTUNIDADES GERADORAS DE OCUPAÇÃO E RENDA – 

Objetivos

  • – Compartilhar conhecimento dos experts/convidados com a plateia sobre a importância da criatividade aliada ao empreendedorismo para o sucesso de atividades;
  • Responder o Porque estudar sobre empreendedorismo pode fazer a diferença no momento de uma colocação profissional;
  • Responder porque a criatividade pode ser uma importante aliada na realização profissional das pessoas.

Mediação – Ana Maria Coelho – Executiva com mais de 10 anos de experiência na gestão de equipes multidisciplinares com atuação nas áreas de Economia Criativa, Inovação, Recursos Humanos, Planejamento e Relacionamento Institucional. Participou ativamente da elaboração dos termos de referência de Economia Criativa e Digital do Sebrae, de programas de alinhamento estratégico e definição de processos de avaliação de desempenho por competências. Atualmente, é head do programa de Inovação Aberta da Vedacit e responsável pela metodologia de aceleração de startups, fortalecimento da cultura de inovação interna e projetos de intraempreendedorismo da companhia. Consultora certificada na metodologia 6D e em metodologias como BSC, SWOT, PDCA, Canvas e Design Thinking.

Inspiradores

Romildo Campello – Pernambucano e paulista por adoção, Romildo Campello tem formação e especialização na área de tecnologia e inovação. Gestor ampla atuação na gestão pública, foi secretário do Verde e Meio Ambiente e também Ouvidor Geral de Mogi das Cruzes, oportunidade em que ganhou o Prêmio Mário Covas por inovação em Gestão Municipal). Foi presidente Estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), secretário-adjunto do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, chefiou o gabinete da pasta estadual de turismo e foi Secretário de estado do Turismo de São Paulo.

Tem pautado sua atuação na área da economia criativa, meio ambiente, turismo e cultura como elementos transversais e essenciais para o desenvolvimento sustentável. Trata, em suas redes sociais, de assuntos ligados à Gestão Pública, Turismo, Cultura e Meio Ambiente com gravações semanais de vídeos de orientação sobre Como ser um Município de Interesse Turístico ou uma Estância Turística, a integração entre cultura e turismo e a agenda cultural do Estado.

Maria Alice Gouveia possui vasta experiência nas áreas de empreendedorismo cultural e de políticas públicas para a cultura: coordenou o curso de pós-graduação em Administração da Cultura da FGV, trabalhou nas Secretarias Estadual e Municipal de Cultura de São Paulo e por mais de quatro anos coordenou a comissão de incentivos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Foi diretora de Cultura de Bragança Paulista e atuou como assessora para cursos sobre leis de incentivos do Ministério da Cultura.

“Trabalhei durante mais de 15 anos no serviço público e, antes de ir para área da cultura, trabalhei na Fundação Seade em dados estatísticos e metodologias de pesquisa. Enfim, um setor bem árido, mas que também faz com que a gente aprenda muito na teoria sobre a realidade de todo o Estado de São Paulo. Quando fui para a área da cultura, acabei conhecendo o Estado pelo outro lado, na prático, indo aos lugares. Então realmente conheci muito os municípios e as suas situações”.

O que é?  

No domingo, dia 21 de abril, 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade). O evento que está em sua 4ª edição ganha neste ano uma edição também em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Entroncamento. A data que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017 tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes, pelas mãos do paulistano, Lucas Foster. Em 2014, Lucas que é fundador da ProjectHub e  idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. “Nossa intenção desde que idealizamos o evento é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, afirma Lucas.

Com a resolução aprovada pela ONU estabelecendo uma data global para o World Creativity Day, a data que antes era celebrada no Brasil em novembro passou a ser em abril. E, o evento que nasceu em uma escola em São Paulo foi ganhando a cada edição mais adeptos. Neste ano serão 17 estados participantes, além de Portugal, e o objetivo é expandir já no próximo ano para outros países do mundo.

No Alto Tietê, a Faculdade de Itaquaquecetuba é a organização anfitriã para a realização do evento, a Rede de Economia Criativa Brasil (REC Brasil) é a liderança local e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat), o apoio institucional.

Informações:

Quando – 21 de abril – 14h – Dia Mundial da Criatividade
Onde – Faculdade Itaquaquecetuba – Avenida Italo Adami, 1386 – Vila Zeferina, Itaquaquecetuba – SP

Contato: Liderança regional: Rose Meusburger – Rede de Economia Criativa Brasil

Contatos: rose@gaiabrasil.com.brcontato@recbrasil.org.br

  Apoio Institucional 

 

Organização Anfitriã   

Liderança Local

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.