Portal MUD – ação reconhecida pelo WCD e UNOPS para integrar o mapeamento de soluções em combate à pandemia

As ações colaborativas #danceemcasa e #sosdancasp foram reconhecidas pelo @worldcreativityday em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), para integrar o mapeamento de soluções inovadoras em combate à Pandemia do novo coronavírus.

Nos últimos 2 meses, no contexto da quarentena, já atingimos diretamente mais de 1.000 pessoas: no #danceemcasa mais de 1300 vídeos – caseiros – já foram recebidos; e no #sosdancasp, mais de R$ 50 mil foram doados para artistas sem renda, por conta dos espetáculos cancelados. Esta última ação em parceria com @adancasemove e @cooperativapaulistadedanca

Talita Bretas diz: “Esse reconhecimento só foi possível pelo envolvimento e entrega de cada um de vocês! A cada doação e dança recebidos, nós vibramos em afeto, poesia e união. Muita gratidão a todos que fazem a Dança acontecer no Brasil, mesmo em momentos tão difíceis. Existe esperança e seguimos juntos!”

A proposta da solução é para a área da Lar e Família

Como podemos mitigar as consequências sócio-econômicas da pandemia de Covid-19 e criar soluções inovadoras para para qualificar a experiência de vida de lares e famílias?

Somos uma plataforma de dança online para quem faz a dança acontecer no Brasil, eternizando o efêmero e democratizando a arte desde 2014. Nos últimos 2 meses, no contexto da pandemia do novo Coronavírus, já atingimos diretamente mais de 1.000 pessoas com 2 projetos criados especialmente para enfrentamento desses tempos: no #sosdancasp, mais de R$ 50 mil foram doados para artistas sem renda (os espetáculos foram cancelados!); e no #danceemcasa mais de 1300 vídeos – caseiros – já foram enviados. Ultrapassamos fronteiras numa rede de poesia e afeto que já chegou a Portugal e também inspirou o movimento #danzaencasa na Argentina. Além dos profissionais da dança, a arte chegou a entusiastas que rompem barreiras de insegurança e vergonha em nome da expressão corporal e sentimento de pertencimento a esta união. As futuras gerações poderão ver a arte que foi produzida nesse momento único da história.

Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa é capaz de atingir:

  • 3. Saúde e bem-estar
  • 9. Inovação infraestrutura
Sobre o Maker

Talita Bretas – Inspiradora no Dia Mundial da Criatividade realizado em 2020 na cidade de Suzano (SP)

Cidade: São Paulo  – Data de Nascimento: 29/09/1985 –  Email: museudadanca@museudadanca.com.br

Sobre: Idealizadora e diretora executiva do Portal MUD – Museu da Dança, fundado em 2014, uma plataforma de dança online que pensa, divulga e democratiza a dança como arte, saber e profissão através de 4 pilares (Laboratório da Dança – aulas online com grandes mestres da dança brasileira; Mural da Dança – plataforma de divulgação de portfólios profissionais e de empresas e negócios da dança; Calendário da Dança – plataforma colaborativa de divulgação dos eventos da dança no Brasil e o Museu da Dança – primeiro museu virtual da dança que compartilha acervos históricos).

O Portal MUD – Museu da Dança é Membro do CID – Conselho Internacional da Dança da UNESCO e já realizou mais de 10 projetos, com as premiações:
– (2016) Prêmio Brasil Criativo na categoria Museus (iniciativa reconhecida pela UNESCO)
– (2015) Prêmio Denilto Gomes na categoria Difusão da Dança
– (2018) Prêmio Denilto Gomes na Categoria Publicação e Pesquisa
– (2017) Indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Espaço de Difusão da Dança
– (2014 a 2017) 05 editais de financiamento público (Redes e Ruas, Proac e Fomento à Dança)
Talita Bretas é pós-graduada em Museologia pela Universidade Cândido Mendes (2020) e em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC (2012). Graduada em Dança com especialização em Produção Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi (2008). Fez intercâmbio para Santiago do Chile cursando Dança na Universidad de las Americas através da Rede Laureate de Universidades (2007). Professora e bailarina formada no Curso Técnico Bailarina para Corpo de Baile registrado pelo MEC (2004).
Começou a trabalhar com Produção Cultural no ano de 2006 na Secretaria de Estado da Cultura pelo TD – Teatro de Dança e por 10 anos foi coordenadora de produção de vários projetos de artistas e Cias. independentes do cenário da dança em São Paulo, contemplados por editais e leis de Fomentos, através da empresa Ação Cênica Produções Artísticas.

Redes Sociais:

 Facebook: https://www.facebook.com/portalmud/
 Linkedin: https://www.linkedin.com/company/museudadanca/
 Instagram:
 Twitter: https://www.instagram.com/portalmud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.