Beagá Cool lança projeto Distrito Criativo (MG)

  • Distrito Criativo convida empresas da nova economia de Belo Horizonte a integrarem uma rede colaborativa de negócios, oportunidades e networking. A iniciativa será lançada com uma apresentação dos idealizadores

Como um radar, à procura das iniciativas mais criativas, ousadas e originais de Belo Horizonte, o Beagá Cool chegou à segunda edição de seu prêmio, realizado no início de 2016, destacando marcas, locais e pessoas responsáveis por propostas que têm transformado a capital mineira numa cidade mais legal e mais conectada com a proposta de uma metrópole melhor para se viver. São empresas e profissionais liberais que estão se destacando pela criatividade, originalidade, ousadia em seus negócios. Tudo desenvolvido na capital mineira. O sucesso e a evolução dessa iniciativa deu origem ao lançamento de um projeto que recebeu o titulo de Distrito Criativo – uma rede de negócios locais que se ajudam, impulsionam e fortalecem, com a proposta de se transformar numa rede autossustentável.

bh

Foto: Charles Tôrres/BH uma foto por dia

A iniciativa será lançada na próxima terça-feira com duas atividades: um café da manhã para a imprensa e convidados, a partir das 09h e um evento especial de lançamento, que será aberto ao público, às 19 horas. Ambos os lançamentos contarão com a presença dos idealizadores do Beagá Cool [Lenise Regina, Sérgio Souto e Tiago Belotte], além de representantes de empresas parceiras e pessoas convidadas para integrar a plataforma. “A rede é aberta a todas as empresas que desejam participar, no entanto elas precisam adotar um viés de atuação Cool(criativo, original, ousado e local). Estaremos super abertos a ajudar quem ainda não pratica esse conceito.”, destaca Sérgio Souto.

Entre os participantes já garantidos do Distrito Criativo estão empresas e iniciativas agraciadas nas duas edições do Prêmio Beagá Cool como Guaja, Dizzy Express, Mooca, TodaDeseo, Casa Amora, quartoamado, PulaBH, Benfeitoria, Revista Ernesto, Mercado do Cruzeiro, Gaymada, Banco dos Saberes, Feirinha Aproxima, entre outras.

O Distrito Criativo convoca empresas da nova economia a integrarem uma rede. Uma vez dentro, estas passam a contar com benefícios diversos como integração, networking, cooperação, serviços em parceria, descontos, entre outros. A proposta é oferecer uma variedade de possibilidades e parcerias para que profissionais liberais e empresas possam colaborar em projetos e serviços, contribuindo na resolução de problemas, gerando soluções e impactos positivos para a cidade de modo mais ágil e colaborativo. Podem participar empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos. A ideia é reunir desde uma padaria a um coletivo de arquitetos. O único pré-requisito é que busquem oferecer serviços ou produtos de forma criativa, inovadora e com propósitos que extrapolem apenas a obtenção do lucro.

As atividades e serviços que serão disponibilizados exclusivamente para os integrantes do Distrito Criativo visam estimular o desenvolvimento de um ecossistema forte e conectado entre empresas locais. Entre os serviços estão o Cool Up, encontros mensais de networking com metodologia direcionada para a criação de conexões relevantes e prósperas; o Pop Up Office, que busca o intercâmbio de conhecimento, onde integrantes de uma empresa passam o dia trabalhando no escritório de outra empresa da rede – uma oportunidade de conhecer a realidade deste membro; e o Mercadinho Cool, em que todos os participantes da rede poderão oferecer seus produtos e serviços com descontos para a própria rede.

Visando diminuir o número de imóveis ociosos na cidade com suas placas de “aluga-se” na cidade, ocupando e movimentando espaços comerciais ociosos, o Beagá Cool desenvolveu também o Cool Rent, em que uma sala/galpão/casa/loja/escritório se cadastra para abrigar ações empreendedoras de curta duração. Após o cadastro, as empresas membros do Distrito ou de fora dele, enviam demandas especiais de ocupação(feiras, lojas-teste, pop-up store, exposições de arte etc) e a equipe do Beagá Cool faz a interlocução entre os espaços e as empresas interessadas para viabilizar a execução.

Os participantes da rede ainda terão direito a participar de mentorias especializadas com diversos profissionais de destaque na cidade como Gustavo Greco, da Greco Design, Guilherme Araújo, da Zubb, Roque Almeida, da Smart Consultoria, Mateus Lima Silveira, da Future Insights (grupo Fiat), Laura Damasceno, da Chá Comigo, Isabela Morais, doutoranda em consumo consciente, Gabriela Reis, da Yunus, além de inúmeros outros profissionais, de diferentes áreas de atuação.

O Beagá Cool também convidará os membros do Distrito Criativo a ocuparem seu espaço físico(que será aberto em breve), com o programa #Ocupa Beagá Cool. Para além de um escritório, este será um espaço aberto, que poderá ser ocupado pelos membros da forma como acharem necessário

Sobre o Beagá Cool

Criativo, Original, Ousado e Local é o talento individual que faz parte do coletivo. De gente que segue diferentes rotas para fazer negócios, das grandes ideias que se recusam a serem apenas protótipos e de quem reconhece o espaço público como palco e casa.O que começou como movimento de valorização de iniciativas C.O.O.L. de Belo Horizonte, vem se transformando numa rede vibrante de negócios com potencial e energia para mapear novos caminhos para e entre pessoas, negócios e projetos.

Sobre os responsáveis pela iniciativa

Lenise Regina: Pesquisadora, curadora de conteúdo, analista de tendência especialista em comportamento em mídias digitais e professora, tendo lecionado no IBMEC e na Faculdade B.I internacional. Graduada pela UFMG e Pós-graduada em Produção para mídias digitais pela PUC-MG, atuou em agências de publicidade e consultorias em Belo Horizonte. Atende e atendeu importantes clientes como: Globo, Fiat, Natura, Souza Cruz, Localiza, Líder Interiores, Cozinhas Itatiaia, Ponteio Lar Shopping, Minas Shopping, Boulevard Shopping, Iveco, Santa Amália, Grupo Ânima entre outros. É sócia-fundadora dos projetos Business Jam, Coletivo Gentileza, Pop Up Office, Favela Trends e Beagá Cool. É vegetariana, casada, tem uma horta no apartamento onde mora e ainda faz cerveja com os amigos de vez em sempre. Mais sobre minha vida profissional em https://br.linkedin.com/in/leregina/.

Sérgio Souto: Formado em Publicidade pela PUC Minas e pós-graduado em Design e Cultura pela FUMEC, atuou como redator no mercado publicitário por quatro anos quando saiu para empreender e cofundar o laboratório de conhecimento CoolHow. No final de 2013, desligou-se da sociedade para seguir outros rumos com o projeto ‘souto no mundo’ sobre transformações proporcionadas pelos deslocamentos. Nesse meio tempo, atuou como consultor e curador de conteúdo para alguns clientes de MG e SP, foi pesquisador freelancer da The Futures Company, BOX1824, Lupa Códigos Culturais, Occhi Observatory e foi community ambassador do Yelp em BH. É co-organizador do TEDxCidadeJardim e TEDxPraçaDaLiberdade, cofundador do projeto de pesquisa aResta e, agora, cofundador do Beagá Cool. Descobriu-se mais pleno quando se envolve em projetos para pessoas e a cidade. E vive constantemente pensando no seu próximo destino de viagem.

Tiago Belotte: É fundador e curador de conhecimento no CoolHow – laboratório de conhecimento para transformar pessoas e negócios. Desenvolve projetos de educação e conteúdo para empresas como: Grupo Boticário, Fiat, Sebrae, Inhotim, etc. Co-fundador do Beagá Cool, premiação anual e plataforma que promove os negócios criativos, ousados e originais de Belo Horizonte. É formado em Design Gráfico pela UEMG, com cursos em design com ênfase em território no Politécnico di Torino (Itália), pesquisa e análise de tendências, sociologia das tendências e especialização em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral.

:: Serviço ::

Lançamento do Beagá Cool – Distrito Criativo

Data: 19 de julho – terça-feira

Café da manhã para imprensa: 09h / lançamento para o público: 19h

Local: GUAJA Casa – Avenida Afonso Pena, 2.881, Funcionários – Belo Horizonte – MG

Mais informações no site: https://beaga.cool/

Os interessados em fazer parte da plataforma devem entrar em contato pelo e-mail: distrito@beaga.cool

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.